Biblioteca Robarts da Universidade de Toronto (Canadá) inaugura, dia 18 de Março, a exposição “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramento do Olhar”, constituída por 24 painéis em língua portuguesa e inglesa sobre a obra “Peregrinação” da autoria do explorador português.
Trata-se de uma exposição concebida pelo Instituto Camões por ocasião da comemoração dos 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto, o aventureiro e explorador português (falecido em 1583, com cerca de 70 anos) que passou grande parte da sua vida em expedição por países asiáticos, desconhecidos do ocidente.
“Peregrinação” é a obra literária onde Fernão Mendes Pinto relata parte das suas aventuras num género que se pode considerar próximo da atual literatura de viagem. Este é o livro de viagens português mais traduzido e famoso do mundo, tendo sido publicado, em 1614, pelo famoso editor Pedro Craesbeeck, trinta anos após a morte do autor.
A obra oferece um relato das expedições de vários descobridores portugueses mas Fernão Mendes Pinto não se inibe de apontar o lado mais negro destes exploradores capazes das piores façanhas para alcançar os seus objetivos - geralmente pilhar e roubar populações nativas para regressar à pátria com mais riqueza e poder.
A obra contesta de tal forma a atuação dos portugueses que, durante muito tempo, foi considerada uma obra "mentirosa" e pouco digna. Apesar disso, e também apesar de ter sido editada numa altura em que surgiram outros autores famosos como Luís de Camões, a "Peregrinação" tornou-se um sucesso, recebendo 19 edições em seis línguas.
VIA LIT-VIA-POR PIN |
A mostra, que ficará patente ao público até ao próximo dia 30 de Abril, é uma iniciativa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, através da Coordenação do Ensino Português no Canadá, e do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto.
Sem comentários:
Enviar um comentário