A reformulação duma igreja do século XV, chamada Broerenker, é de tirar o fôlego. O local antes dedicado à contemplação espiritual, situado em Zwolle – cidade que fica a 120 km de Amsterdão– foi reabilitada pelo atelier holandês BK. Architecten e hoje abriga uma fantástica livraria, a Waanders In de Broeren.
Segundo explicam os arquitetos, o conceito arquitectónico do projeto teve como base dois elementos conflitantes. A primeira vez em que entraram no local, os profissionais perceberam o valor histórico do edifício. Mas o cliente desejava acrescentar cerca de 700 m² de área para compras. Como manter a atmosfera consagrada da antiga igreja e, ao mesmo tempo, modernizá-la para a nova função?
A proposta foi adicionar três andares na ala lateral da igreja, entre os pilares originais, sem afetar a nave central. Além disso, esses andares não estão conectados à estrutura da igreja e poderiam ser retirados sem danificar o prédio original.
Já que toda a região central da igreja foi deixada livre, ainda é possível sentir a atmosfera grandiosa do lugar. O imponente órgão também foi mantido, o que contribui ainda mais para caracterizar o local.
Os materiais escolhidos são bastante sóbrios. Apenas três cores de madeira foram utilizadas. Assim, a principal paleta de cores é composta pelos tons quentes da própria igreja, complementada pelo colorido dos livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário