quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Livro do mês



O rapaz que prendeu o vento: produzir electricidade num moinho de vento feito de sucata

William Kamkwamba nasceu no Malawi e, depois de uma infância feliz, aos 13 anos vê-se obrigado a deixar a escola por falta de meios. Numa altura em que o país é assolado por uma terrível fome e várias famílias vivem na mais absoluta pobreza, William sonha com a mudança e a alteração da vida que o rodeia. O jovem é levado a uma biblioteca local onde descobre um livro que explica o funcionamento dos moinhos de vento. Por impulso, William recorre a materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, e consegue montar dois moinhos de vento que permitem o fornecimento de energia eléctrica e água bombeada a partir de um poço à sua pequena comunidade. O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e, com a ajuda de Bryan Mealer, é relatado nesta obra que retrata os diversos problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.

Prémio: Nautilus Book Awards 2010( Ecologia, Ambiente e Sustentabilidade)

Citações de Imprensa Estrangeira:

«O sucesso de William Kamkwamba com a energia eólica é o exemplo acabado do que alguém, apenas com uma ideia inspiradora, pode fazer para enfrentar a crise que atravessamos. O seu livro conta-nos uma história comovente e empolgante.»Al Gore, Prémio Nobel da Paz

«Esta história lindíssima despe a vida de tudo o que é acessório (...)»Publishers Weekly starred review

A biblioteca já tem este livro!

2 comentários:

Anónimo disse...

seria bom se mencionassem novos livros que já se encontrem disponíveis.

Viva a Biblioteca dos Olivais, Viva! disse...

Tem toda a razão. Como não temos tido feed back achámos que não era muito útil. Vamos já começar a mencionar os livros chegados. Obrigada!