segunda-feira, 9 de julho de 2012

Escola cria biblioteca pioneira para alunos daltónicos

Nasceu, na EB1 n.º2 de Mem Martins, em Sintra, a primeira "biblioteca inclusiva" do mundo, que recorre a um sistema de identificação de cores que proporciona autonomia aos alunos daltónicos no acesso aos livros.
Nesta biblioteca, batizada "Terra do Faz-de-Conta", os livros estão organizados de forma a cada tema corresponder a uma cor. "Não conseguindo os daltónicos reduzir as cores, esses alunos viam reduzida a sua autonomia, precisando de ajuda para encontrar os livros que procuravam", explicou à Lusa o mentor do projeto, Sílvio Maltez.
Esta dificuldade levou o professor bibliotecário, natural da Nazaré e responsável há seis anos pela biblioteca escolar, a adotar o sistema ColorADD, criado pelo designer português Miguel Neiva e que permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto.

Após um trabalho intensivo que durou duas semanas, as prateleiras e livros da biblioteca passaram a contar com "uma etiqueta com um símbolo correspondente a cada cor", através da qual "os alunos daltónicos autonomamente encontram aquilo que procuram como qualquer outro aluno", acrescentou Sílvio Maltez.

Sem comentários: