segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A biblioteca pública de Amesterdão explicada pelo Director e Arquitecto



Biblioteca Pública de Amsterdão

A Openbare Bibliotheek Amsterdão (OBA) é impressionante. Projetada pelo arquiteto Jo Coenen (que é professor na TU Delft), é a maior da Europa.
Sete pisos, 28 mil metros quadrados, custou 76 milhões de euros, mas mesmo assim, o projeto foi aprovado por unanimidade no conselho municipal.

A biblioteca segue um conceito (em linha com as bibliotecas de Delft e Roterdão) que vai muito além de um lugar sisudo e com cheiro de mofo onde ficar em silêncio é obrigatório. Centro de informação: não apenas livros, jornais e revistas, mas também DVD's, CD's, computadores.
A biblioteca fica a poucos metros da estação central de comboios . À frente uma vista valorizada por janelas imensas, onde pode-se ler confortavelmente sentado ou mesmo deitado - sim, há camas na biblioteca.

Restaurante e bar com terraço no último piso, onde se pode apreciar ainda melhor a vista. Teatro, piano, seiscentos computadores com livre acesso. Uma área infantil com móveis circulares formando uma espécie de "concha". Em todas as áreas, muito espaço, conforto e iluminação perfeita.



Sem comentários: