sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Semana dedicada a José Saramago em Nova Iorque


Sessões de cinema, encontros, concertos e leitura de excertos de obra marcam a Semana de José Saramago, que começa hoje em Nova Iorque e que contará com a presença de Pilar del Río e do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Esta semana cultural, que decorrerá até 01 de novembro, envolve o Arte Institute e a Fundação José Saramago e incluirá a exibição do documentário "José & Pilar" no Museu de Arte moderna (MoMA).

A galeria Sonnabend, dirigida pelo galerista de origem portuguesa António Homem, também se associa à iniciativa, com uma tertúlia dedicada a José Saramago, no domingo.

Na segunda-feira, terá lugar um concerto de Noiserv, projeto de David Santos (que compôs a banda sonora do filme) no restaurante português Pão.

Na Rutgers University, em Nova Jérsia, visitada por Saramago há 10 anos, o Departamento de Espanhol e Português irá mostrar excertos do documentário "José & Pilar" e estarão presentes a companheira do escritor, Pilar del Río, e Miguel Gonçalves Mendes.

O ponto alto da semana de homenagem será a exibição, no dia 01 de novembro, do documentário no Museum of Modern Art (MoMA), seguido de um cocktail noutro restaurante português, Alfama.

O documentário "José & Pilar" acompanha a vida pública e privada de José Saramago durante o processo de escrita e lançamento do romance "Viagem do elefante". É um retrato próximo e inédito do escritor português, do relacionamento com a companheira e tradutora, Pilar Del Río, com os seus leitores e com o mundo.
É o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.





Sem comentários: