quarta-feira, 14 de março de 2012

Três projectos portugueses ganham 'Edifício do Ano 2011' da ArchDaily



Vinte toneladas de madeira, com traves ligadas entre si sem recurso a quaisquer pregos e ferragens, dão forma à Capela Árvore da Vida, do Seminário Conciliar de Braga.
Construída com traves que podem ir dos cinco centímetros aos dois metros de espessura, a capela assemelha-se a uma cabana, tendo cada detalhe sido inspirado na Bíblia.
Sem quaisquer pregos ou ferragens, toda a estrutura foi montada através de encaixes.
O projecto, assinado pelo ateliê Cerejeira Fontes Arquitectos, venceu o prémio 'Edifício do Ano 2011', na área da Religião.




A sede da Associação Fraunhofer no Porto, pelo ateliê Pedra Silva Architects, venceu na categoria “Interiores”, sendo o único projecto português finalista aqui. Localizada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a sede da Fraunhofer é um espaço de investigação com uma área de 1660m² divididos em dois pisos. Neste projecto, o ateliê de arquitectura foi responsável pelo desenho e decoração do espaço, que como se pode ler na sua explicação, “ são espaços, de dimensão e função variada”. “São gerados a partir de um gesto forte que determina todo o funcionamento e imagem do conjunto: um plano que ondula no grande espaço vazio, gerando espaços habitáveis maiores ou menores e mais ou menos privados de trabalho.”





Na categoria “Habitação”, o prémio foi para o ateliê MIMA Architects, dos arquitectos Mário Sousa e Marta Brandão com a MIMA House, inspirada na tradição japonesa, com grelhas que permitem a instalação de paredes quando necessário. Existem dois modelos de pré-fabricados: o MIMA studio, de 18 metros quadrados, e o MIMA loft, de 36 metros quadrados (o mais comum). Em qualquer uma das opções, é possível personalizar a casa, escolhendo os materiais, acabamentos ou louças.



Sem comentários: