segunda-feira, 17 de junho de 2013

Exposição da Escola das piscinas dos Olivais




















LEITURAS DO LIVRO

Mostra de trabalhos dos alunos do 5º e 6º anos da E. B. 2,3 Piscinas – Lisboa na Biblioteca Municipal dos Olivais - Serviço Bedeteca

A ideia para este projeto, surgiu após a Visita de Estudo ao Serviço Bedeteca em 2012, pelas seis turmas do 5º ano, no ano letivo de 2011 / 2012 da EB Piscinas dos Olivais.

Nas visitas de estudo, participaram cerca de 150 crianças, 10 professores incluindo a professora coordenadora do 5º ano.

Não tendo sido possível efetuar a Atividade prática (desenhar / criar uma vinheta, aplicando os conhecimentos adquiridos na Visita de estudo), e a matéria sobre Banda desenhada leccionada nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, devido à falta de tempo, e pelo facto das turmas serem muito grandes (30 alunos).

Assim, os alunos fizeram essa experiência em Sala de Aula. Daí resultou a exposição “Leituras do Livro” junho de 2013, da qual constam alguns dos trabalhos, agora estão expostos na Sala Multiusos da Biblioteca dos Olivais / Serviço Bedeteca.

Um dos pontos de partida foi “o Livro” exploração do mesmo com diversos materiais, para além disso a elaboração de trabalhos com a estrutura (visual / gráfica, ou da linguagem escrita caracterizada pela narrativa sequencial) da Banda Desenhada.

“Tendo em conta que os alunos desenvolveram nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica trabalhos relacionados com o livro enquanto objeto e enquanto um contentor de informação, desenvolveu-se esta ideia de explorar o objeto/livro nas suas múltiplas formas associadas ao seu próprio conteúdo, assim como a exploração de diversas possibilidades de construção de narrativas ou de apresentação de trabalhos realizados ao longo do ano lectivo.

Objetivos:

Objetivo principal é dar a conhecer os trabalhos dos alunos desenvolvidos durante o ano letivo 2012/2013 à comunidade escolar, promovendo igualmente, o conhecimento e o hábito de frequência do espaço da biblioteca municipal à comunidade escolar, por parte das famílias.

Esta iniciativa é relevante também na promoção de hábitos de leitura e na aproximação dos nossos alunos ao livro, ao conferir-lhe um caráter igualmente prático e lúdico, devido ao fato dos alunos terem tido uma atitude ativa aquando da sua construção.”






Sem comentários: