terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tratamento da depressão












Uma equipa de investigadores portugueses descobriu um possível tratamento para doenças de alteração do comportamento, como, por exemplo, o autismo e a depressão. Os resultados foram alcançados através do estudo de glicocorticoides, um tipo de hormonas produzidas durante o stress.

Levado a cabo pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, o estudo quis perceber como é que os glicocorticoides atuam durante o período pré-natal e deu conta de um possível tratamento para doenças do foro comportamental.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, os investigadores referem que o stress durante a gravidez, não só é desagradável para a mãe, como também é extremamente perigoso para o bebé. Acontece que os glicocorticoides, produzidos pela grávida, podem interferir com o desenvolvimento do cérebro da criança, dando origem a indivíduos com sérios problemas emocionais e comportamentais.

"O efeito pré-natal dos glucocorticoides sobre o comportamento está associado a alterações nos níveis de dopamina (um neurotransmissor/proteína que transmite mensagens entre células nervosas) em duas zonas do cérebro ligadas à percepção do prazer", referem os investigadores.























     MED PSI ROJ

Sem comentários: