sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cães de assistência social - Associação Bocalán








Bocalán Portugal é uma associação de caracter social sem fins lucrativos que tem como objectivo o treino e entrega de animais de assistência a pessoas que deles necessitem. Promove, igualmente a implementação de programas de reabilitação destinado a pessoas em situação de desvantagem ou incapacidade de caracter mental, físico ou psicossocial, recorrendo à utilização de cães/animais de assistência no programa terapêutico, contribuindo deste modo para a promoção da autonomia e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida.​
 Fazem ainda parte dos objectivos desta Associação promover e ministrar cursos de formação, seminários, entre outras acções de sensibilização a pessoas que estejam interessadas.​
 Para a concretização destes objectivos, a Bocalán Portugal é constituída por uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de saúde, de acção educativa, bem como instrutores e treinadores de animais de ajuda social.
Os cães de assistência social são treinados por um período de tempo que varia entre os 8 e os 10 meses e depois passam por uma fase de acoplamento de acordo com as necessidades do seu futuro usuário, de modo a completar sua formação em cerca de um ano.







CÃES DE ASSISTÊNCIA

As raças mais utilizadas entre os cães de assistência são o labrador e golden retriever pela sua natureza afável, gentil e pacífica. Estas raças são as mais comuns em programas de cães de assistência em todo o mundo, tanto em cães de serviço como cães de terapia.
O cão de assistência tem como função promover a autonomia do indivíduo que dele necessita, auxiliando no desempenho das actividades de vida diária (AVD`s) e actividades instrumentais de vida diária (AIVD´s), nomeadamente, conduzir uma pessoa invisual na via pública sem riscos, alertar o proprietário com deficiência auditiva, do toque da porta ou telefone, alertar o indivíduo com epilepsia ou diabetes da eminência de um crise convulsiva ou de hipoglicémia.


O custo do treino para a Associação de um destes cães pode chegar a quinze mil euros, no entanto os nossos cães são entregues ao cliente sem custos, sendo as despesas do treino assumidas por patrocinadores.


Demonstrações na biblioteca dia 14 de Dezembro das 10 às 18 h.

Sem comentários: