segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

A síndrome de asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética do espectro do autismo que, em Portugal, afecta cerca de 40 mil pessoas, sendo mais frequente no sexo masculino do que no feminino (cerca de quatro vezes mais afectado).
Asperger: Viver num mundo estranho.
A perturbação caracteriza-se, essencialmente, por alterações ao nível dos comportamentos, alterações na linguagem e na socialização.

Solitários, tímidos e focados em interesses particulares. São estas algumas das características dos portadores de Asperger que, apesar das limitações do síndrome, podem concretizar os seus sonhos e ter uma vida normal se tiverem orientação adequada.
Brilhantes o suficiente para desenvolver um sistema de engenharia ou ser os primeiros da sua turma, mas incapazes de fazer amigos porque não conseguem distinguir o bom do mau, o engraçado do grave, o fantástico do real. Em cada 300 pessoas nasce um Asperger e, apesar da frequência, a maioria dos portadores não está diagnosticado, passando por excêntricos ou génios loucos.

Olha-me nos Olhos
A minha vida com Asperger

de John Elder Robison


Sinopse:
Tal como qualquer criança, tudo aquilo que John Elder Robison mais queria na sua infância era fazer amigos. Mas desde cedo se apercebeu também que os seus estranhos hábitos o afastavam daquilo que era considerado um comportamento «normal». Só aos quarenta anos é que lhe diagnosticaram correctamente uma forma de autismo designada síndrome de Asperger. Olha-me nos Olhos - A minha Vida com Asperger é o seu percurso antes e depois desta revelação - desde as dificuldades de integração até à adaptação a um modo de vida funcional. Uma autobiografia inspiradora para todos aqueles que se sentem fascinados pelo extraordinário poder da mente e do espírito humano.

Sem comentários: