terça-feira, 30 de abril de 2013

A Estufa Fria abriu renovada



















No local onde actualmente se encontra o complexo da Estufa Fria de Lisboa existia, na viragem do séc. XIX, uma pedreira de onde se extraía basalto. Devido à existência de uma nascente de água que comprometia a extracção da pedra, a pedreira deixou de laborar.

É assim que em 1912 é inaugurada uma zona de abrigo para plantas delicadas resultante da iniciativa de um jardineiro para albergar espécies vegetais oriundas do mundo inteiro, que iriam servir no plano de arborização da Avenida da Liberdade.

A 1.ª Guerra Mundial atrasa este plano e as plantas vão criando raízes no pequeno local abrigado.

Em 1926, o arquitecto e pintor Raul Carapinha, tendo ali encontrado um agradável espaço verde, idealiza um projecto para o transformar numa Estufa, a qual é concluída em 1930 e inaugurada oficialmente três anos depois.

Nos anos 40, todo o Parque Eduardo VII sofreu alterações, adoptando a forma que actualmente lhe conhecemos. A Estufa Fria de Lisboa não foi excepção e, para além do reenquadramento e remodelação da entrada, foram criados o lago fronteiro e uma enorme sala, por baixo da Alameda do Parque: a "Nave", usada durante anos como teatro municipal. Actualmente, é palco pontual de eventos culturais e lúdicos.















Horários:


Horário de Verão - 09H00 às 18H00

Última entrada na EFL - 30 minutos antes do fecho



Preços:


Entrada simples - 3,10 Euros


Crianças e jovens (6 aos 18 anos) - 2,33 Euros

Cartão Jovem - 2,33 Euros

Estudantes e reformados - 1,55 Euros

Pensionistas, reformados e aposentados - 1,55 Euros


Domingos e Feriados entre as 09h00 e as 14h00 - Gratuito








BOT BOT CAI

Sem comentários: