domingo, 7 de abril de 2013

Português vence concurso da BBC de ilustração

















Chama-se Leonel David Mendes, é português e acaba de sagrar-se um dos vencedores do concurso internacional "What if?", lançado no início deste ano pela cadeia britânica BBC. O jovem artista aceitou o desafio, criou uma ilustração e foi agora premiado pelo júri do concurso, deixando para trás mais de 800 participações vindas de todo o mundo.

A proposta da BBC passava pela criação de imagens estáticas ou vídeos que retratassem o futuro sem palavras. Depois de largas centenas de contribuições, um painel internacional de jurados, em representação dos cinco continentes, escolheu os seus favoritos e, a partir destes, foram selecionados dois vencedores, um para cada categoria.

Leonel David Mendes, residente no Porto, arrebatou a categoria de imagens estáticas com uma ilustração simples, a preto e branco, de um bebé que parece ser sugado pelos fios da tecnologia. Na opinião de Steve Harding-Hill, responsável pela companhia de animação Aardman, já agraciada com um Óscar, e júri europeu do concurso, trata-se de "uma imagem impressionante, simples e que estimula o pensamento".


Sem comentários: