segunda-feira, 1 de abril de 2013

Efeméride - Henry Edward Roberts




Henry Edward Roberts, criador do primeiro computador pessoal, o Altair 8800, projetado em 1975, morreu a 1 de Abril , aos 68 anos, nos Estados Unidos.


Bill Gates e Paul Allen, fundadores da Microsoft, foram inspirados por Roberts, que foi procurado pela dupla depois que os dois viram a máquina em uma capa de revista, em 1975. O sistema desenvolvido foi o Altair-Basic, nada menos que a base para os futuros negócios da Microsoft.


                               
Ex-militar, fazendeiro e médico, o criador do primeiro PC dedicou a maior parte da vida à informática.

Nascido em Miami, Henry Edward Roberts serviu na Força Aérea dos EUA, licenciou-se em Medicina e chegou a trabalhar como médico. Mas, devido seu interesse pela tecnologia, decidiu tirar Engenharia Eléctrica na Universidade Estadual de Oklahoma, onde se formou em 1968.
Começou por produzir calculadoras comerciais, mas acabou por se endividar quando grandes empresas como a Texas Instruments entraram no negócio. A quebra nas finanças levou-o a voar mais alto: pensou em como seria bom ter um computador para uso pessoal.
Passou a interessar-se pelos computadores quando esses equipamentos apenas estavam disponíveis nas universidades. Teve, então, a ideia de criar esse tipo de máquinas para se ter em casa. Segundo o seu filho David Roberts - citado pela agência AP -, fê-lo para pagar as dívidas.







1 comentário:

Anónimo disse...

Greetings from Los angeles! I'm bored to tears at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the information you provide here and can't wait to take a
look when I get home. I'm surprised at how quick your blog loaded on my cell phone .. I'm not
even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb blog!


my web site - kitchen in northern virginia