quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EUA: Maria João Pires nomeada para os Grammy















A pianista Maria João Pires é uma das nomeadas para Melhor Intérprete a Solo nos prestigiados prémios de música norte-americanos. Depois de 2009, a portuguesa volta a integrar a lista de candidatos àquela categoria, desta vez pelo álbum Sonatas nºs 16 e 21 de Franz Schubert. 


Editado em Fevereiro pela Deutsche Grammophon, o novo álbum da pianista integra a sonata nºs 16 em Lá menor e a Sonata nº 21 em Si bemol maior. A primeira foi apresentada pelo compositor austríaco como a sua 'Primeira Grande Sonata' na altura em que a deu para imprimir, no Outono de 1825, dedicando-a ao arquiduque Rudolfo da Áustria.



Já a segunda corresponde à derradeira de Franz Schubert, tendo sido terminada pouco antes da morte do compositor. Hoje em dia, é considerada uma das mais substanciais obras para piano da última fase de Schubert. 



A pianista portuguesa foi pela primeira vez nomeada para os Grammy, em 2009, na categoria de Melhor Intérprete a Solo. O feito é agora repetido em 2013, na 56ª edição dos referenciados prémios de música norte-americanos, a realizar no próximo dia 26 de Janeiro, no Centro Staples de Los Angeles, nos EUA.

Sem comentários: