segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cidade iluminada por livros

E se, de repente, as ruas das cidades fossem inundadas por livros? A propósito do Festival Light in Winter, os Luzinterruptus - um grupo artístico espanhol - encheram as ruas da cidade australiana de Melbourne, com livros, a fim de incentivar ao hábito de leitura.

Aproveitando cerca de 10.000 mil livros que foram dispensados das livrarias públicas australianas por serem considerados obsoletos, a obra ganhou vida nas ruas que se viram inundadas de livros iluminados.

No site do grupo pode ler-se que "um rio de livros transbordou para os espaços pedestres físicos e instalou-se no espaço reservado aos carros, roubando espaço precioso para o tráfego intenso na área, num gesto simbólico em que a literatura assumiu o controlo das ruas e se tornou o conquistador do público espaço."

A preparação desta peça demorou um mês e a sua exibição foi o pano de fundo para outras atividades do festival. No último dia, os livros foram oferecidos aos múltiplos curiosos e visitantes, que durante um mês, não ficaram indiferentes ao "rio de livros".

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu amo este post - totalmente kewl! Bem feito! Eu estou voltando para esse ...