domingo, 14 de outubro de 2012

Escritor português ganha prémio literário europeu


O escritor e cineasta português Afonso Cruz foi um dos premiados com o Prémio da União Europeia para a Literatura. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
Segundo uma nota publicada no blog da editora Quetzal, o escritor ganhou o prémio pelo romance "A Boneca de Kokoschka", publicado em 2010 por esta editora, constituindo-se este como " o primeiro passo na afirmação internacional do romancista português".
Desta forma, o escritor português é um dos 12 contemplados que irá receber um prémio de cinco mil euros e ainda irá beneficiar do investimento de três milhões de euros da Comissão Europeia direcionado para a tradução de obras literárias.

Além de usufruir desta bolsa de investimento, o escritor português irá participar em ações de promoções em feiras do livro de renome.

A este prémio, que destaca os jovens talentos de cada um dos países participantes, concorreram centenas de obras dos 37 países que estão inseridos no Programa Cultura da União Europeia.

É de salientar que Afonso Cruz, que também é ilustrador e músico, fazendo parte da banda blues The Soaked Lamb, ganhou o prémio Camilo Castelo Branco pelo primeiro volume da "Enciclopédia da Estória Universal

Sem comentários: