quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jovem português co-curador na Bienal de Veneza


É português, tem 26 anos e vai ser co-curador do pavilhão da Ásia Central na edição do próximo ano da Bienal de Veneza, exposição mundial de arte realizada em Itália que, há mais de um século, se assume como uma das mais prestigiadas do mundo. Tiago Bom, a trabalhar em parceria com o colega Ayatgali Tuleubek, viu o seu projeto selecionado por um painel de peritos internacionais e irá agora pôr mãos à obra para enfrentar este "grande desafio".

"As instituições não governamentais envolvidas no processo de seleção lançaram uma 'open call' nos meios de comunicação com maior foco na Internet, nomeadamente em plataformas especializadas na divulgação de notícias do meio artístico", abrindo caminho à candidatura.

De acordo com as responsáveis pela escolha, o trabalho dos dois jovens foi selecionado "unanimemente" pela comissão de especialistas, fazendo deles aquela que é, "possivelmente, a dupla de curadores mais jovens da história da Bienal de Veneza". 

Entretanto, a dupla de curadores lançou também uma 'open call' para artistas, convidando-os a apresentar as suas propostas, e viajará depois aos países contemplados para entrevistar aqueles que julguem ter "potencial para trabalhar mediante a orientação [de ambos] no que diz respeito à curadoria".

Sem comentários: