terça-feira, 16 de outubro de 2012

DocLisboa

Quando se encontra a celebrar o seu 10º aniversário, o Doclisboa 2012, festival internacional de cinema documental, que vai decorrer na capital entre 18 e 28 de Outubro, vai ter como tema principal a "Resistência".
Em conferência de imprensa, a direção do Doclisboa explicou que o momento vivido neste momento em Portugal terá repercussão no evento. "A crise atual reflete-se na programação e na produção do festival, mas esta é uma edição de resistência, para pensar o cinema como campo artístico e político”, afirmou a realizadora Susana de Sousa Dias, citada pela Lusa.
Nesta edição serão introduzidas três novas categorias: Cinema de Urgência, sobre a proliferação de filmes sobre a realidade social e política, Verdes Anos, filmes produzidos em contexto de escolas de cinema e comunicação, e Passagens, sobre o cinema exibido nos museus e a entrada do documentário na arte contemporânea.

No total, vão ser exibidos 186 filmes, dos quais 68 são de cineastas portugueses, divididos por vários espaços da capital, nomeadamente Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Galeria Palácio Galveias e LuxFrágil.

Durante o evento também haverá uma homenagem ao cineasta Fernando Lopes, falecido em Maio deste ano e será feita a apresentação de toda a obra do cineasta belga Chantal Akerman.

Sem comentários: