sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Festival de Cinema de Berlim


















Berlinale: Festival de Cinema de Berlim, com a maior presença portuguesa de sempre.

Começou ontem, dia 7 de Fevereiro, a 63ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Este ano, Portugal marca presença com cinco realizadores, quatro filmes, em três secções. Há ainda uma produção internacional filmada em Lisboa.

O destaque vai para João Viana que apresenta «Tabatô» na competição oficial de curtas-metragens que, no ano passado, distinguiu «Rafa», de João Salaviza, e «A batalha de Tabatô» na secção paralela "Fórum" (não competitiva).

Também na secção "Fórum" será exibido o documentário «Terra de ninguém», de Salomé Lamas, que venceu quatro prémios no ano passado, no festival DocLisboa, e a curta «Cuba» de Filipa César.

O Festival de Berlim selecionou ainda, para a secção "Generation", «Um fim do mundo», de Pedro Pinho. A Berlinale vai exibir também a produção internacional «Comboio noturno para Lisboa», de Bille August, rodada em Portugal.

A sessão de abertura da Berlinale fica a cargo de Wong Kar-Wai, com «The Grandmaster». O realizador é também o presidente do júri que terá de escolher entre 19 filmes quem vence o Urso de Ouro.

Sem comentários: