domingo, 10 de fevereiro de 2013

Maluda - Efeméride






1934


Maria de Lourdes Ribeiro, Maluda, nasce em Goa, antigo Estado Português da Índia.

1948

Muda-se com a família para Moçambique, onde começa a pintar.

1961

Assina as suas primeiras telas, predominantemente retratos, em Moçambique. Forma, com mais quatro pintores, o grupo que se intitula “Os Independentes”, que expõe colectivamente, predominantemente retratos, em 1961, 1962 e 1963.
1963

Obtém um bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Viaja para Portugal onde trabalha com o mestre Roberto de Araújo em Lisboa.

1964-67

Vive em Paris, bolseira da Gulbenkian. Estuda na “Académie de la Grande Chaumière” com os mestres Jean Aujame e Michel Rodde. Mantém contactos com os artistas Arpad Szènes, Vieira da Silva, Sotto, Piaubert, Pillet, António Dacosta e Cargaleiro e com os críticos Galy-Carles, Guy Weelen, Jean Louis Ferrier, Ringstrom e José-Augusto França.

1967

Instala-se definitivamente em Lisboa.


1969

Inaugura a primeira exposição individual na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa, então considerada local de grande prestígio, onde expõe vários óleos sobre Lisboa.


1987

Um selo da sua autoria (“Quiosque Tivoli”) ganha, na World Government Stamp Printers Conference, em Washington, o prémio mundial para o melhor selo. Nova emissão de selos para os CTT (“Faróis da Costa Portuguesa”).

Exposição individual na Fundação Gulbenkian, Paris.

Edição do livro “29 Janelas de Maluda” (Edições António Homem Cardoso), com texto de José-Augusto França. Exposição individual e lançamento do livro na Galeria Barata, Lisboa.

1988

É editado o terceiro álbum sobre a obra de Maluda (Edições Bial) e feito o seu lançamento no Grémio Literário com apresentação de José-Augusto França.

Execução do selo “Évora Património Mundial” que, no ano seguinte, recebe em Périgaud (França) o prémio mundial para o melhor selo.

1996

É editado o livro “Um Outro Olhar Sobre Portugal”, com reproduções da sua obra, texto de Agustina Bessa-Luís e fotografias de Pierre Rossolin (Ed. Asa).

1998

É agraciada pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique.

Inaugura a sua derradeira exposição “Os selos de Maluda”, patrocinada pela Administração dos CTT.


1999

Maluda morre em Lisboa aos 64 anos a 10 de Fevereiro.



Lx:75 MAL/MAL




75 MAL / MAL




Sem comentários: