quarta-feira, 27 de março de 2013

Espectáculo Multimédia no Terreiro do Paço - 21h00 de 28 a 31 de Março






Maior espectáculo 3D vídeo mapping em Portugal


“Terreiro do Paço – a nossa praça” anima Páscoa em Lisboa

O Terreiro do Paço transforma-se numa tela multimédia gigante, durante o fim-de-semana prolongado da Páscoa – 28 a 31 de Março, a partir das 21h00 e até às 00h15, com o espectáculo “Terreiro do Paço – a nossa praça”, pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, de participação gratuita, que convida a desfrutar deste espaço requalificado da capital portuguesa.

Trata-se da maior projecção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento, que dá vida aos desenhos dos mais novos, e do público em geral, através de técnicas de projecção a três dimensões e de uma plataforma interactiva touchscreen em tempo real, que transforma a fachada poente do Terreiro do Paço num mural virtual gigante, subordinado à temática da Páscoa e da Primavera.

O projecto comporta uma dimensão expositiva – a projecção em vídeo mapping 3D – que apresenta um filme de 15 minutos construído com a colaboração de mais de 40 crianças, de quatro escolas de Lisboa (José Salvado Sampaio, Parque Silva Porto, Pedro de Santarém e A Voz do Operário - Escola da Graça) que, através de vários workshops, desenvolveram técnicas de desenho, pintura, filmagens e plataformas participativas, juntamente com os artistas.

Para o espectáculo foram produzidos mais de 150 gigabytes de filmagens e mais de 500 desenhos e pinturas, para, no final, criar um filme animado, composto por 22 mil imagens sequenciais adaptadas à fachada do edifício.

A projecção, com uma potência superior a 125 mil lumen, é acompanhada por uma banda sonora original do compositor Sylvain Moreau, difundida num sistema de som com mais de 45 mil watts de potência.

Alternando com a projecção do filme, o público é convidado a participar e a inscrever a sua presença nesta iniciativa, com pinturas de luz – tendo por base uma plataforma interactiva e um ecrã táctil em tempo real – que são projectadas no Torreão Poente do Terreiro do Paço e que podem ser partilhadas nas redes sociais. As pinturas serão também fotografadas, gravadas e disponibilizadas na internet, criando assim uma base de dados composta por centenas de artistas no site www.pinturasdeluz.com.

O evento é organizado pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, e sob a direcção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, do ateliê OCUBO, que assegura a produção dos conteúdos, workshops, animações 2 e 3D, efeitos especiais, pós-produção, edição vídeo, programação interactiva, banda sonora e projecção do vídeo mapping.

A iniciativa, com um custo de 142.857 euros (+ IVA) suportado pela ATL, visa promover o turismo na época da Páscoa, capitalizando o aumento de turistas que visitam a cidade nesta quadra, através do enriquecimento da sua experiência. O investimento é financiado através das contrapartidas do Casino Lisboa, legalmente destinadas a animação e promoção da cidade.

(apresentação do espectáculo de 15 minutos a cada hora, a partir das 21h00, seguido de 45 minutos de interacção com o público)





Sem comentários: