sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Herta Müller, Nobel da Literatura, vem a Portugal

A escritora alemã Herta Müller, Nobel da Literatura em 2009, estará em Lisboa de 10 a 14 de Setembro para apresentar o seu livro ‘Já Então a Raposa era o Caçador’. A sessão de apresentação da obra está marcada para dia 13 de Setembro, às 18h30, no Goethe-Institut, e será seguida por uma conversa com a escritora Lídia Jorge, moderada por João Barrento















Escritora romeno-alemã, Herta Müller nasceu a 17 de agosto de 1953, em Nitzkydorf, Banat, na Roménia. Entre 1973 e 1976, Müller estudou Literatura Alemã e Romena na Universidade de Timisoara, na Roménia, onde integrou o Aktionsgrupp Banat, um grupo de jovens que defendiam a liberdade de expressão e se opunham ao regime ditatorial de Ceaucescu.

Em 1982, publicou a sua primeira obra, um livro de contos intitulado Niederungen que foi alvo de censura na Roménia. A versão não censurada acabaria por ser publicada dois anos depois na Alemanha. As obras de Müller foram bastante criticadas no seu país natal, uma vez que denunciavam a corrupção e a repressão que marcaram a ditadura romena. Por tudo isto, a escritora foi proibida de publicar no seu país.

Em 2009, recebeu o mais alto galardão atribuído a um escritor, o Prémio Nobel da Literatura.

A biblioteca possui vários livros desta autora. 




Sem comentários: