domingo, 9 de setembro de 2012

Jazz dia 13 de Setembro - Largo de S. Carlos



















LUME (Lisbon Underground Music Ensemble) é um colectivo de quinze músicos, liderados pelo compositor e pianista Marco Barroso, com backgrounds e experiências diversas nos campos do jazz, pop, rock, música clássica, contemporânea e improvisada. Assumindo referências muito diversas que vão do Funk à música textural, do boogie woogie a ambientes impressionistas, o grupo procura aliar de forma sinérgica elementos de escrita com factores de improvisação.
Marco Barroso, com o objectivo de criar um espaço de expressão para a sua música e ideias num contexto orquestral particular sem no entanto perder afinidades com o modelo clássico da Big Band.

Composto por músicos com experiências diversas nos campos do jazz, rock, música clássica, contemporânea e experimental,o grupo procura aliar a composição escrita com elementos de improvisação, num contexto eclético e autoral.

Surgido em 2006, o L.U.M.E.lançou em 2010 o seu primeiro disco com repertório que o seu líder tem vindo a compor para esta formação em particular e onde se articulam o talento e a cumplicidade de um conjunto muito diversificado de intérpretese improvisadores. Seja por uma dramatização (muitas vezes irónica) das práticase vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, seja pela incursão no experimentalismo que assalta as franjas destas linguagens, a música que Marco Barroso e o L.U.M.E. preconizam, reconstrói, de forma original, a carga patrimonial do "Big bandismo",fugindo aos padrões mais convencionaise abrindo novas perspectivas estéticas.

Sem comentários: