segunda-feira, 17 de setembro de 2012

História da capital contada no "Lisboa Story Centre"











Quem quiser conhecer mais a fundo a cidade de Lisboa pode agora visitar o "Lisboa Story Centre", um centro de interpretação interativo situado na renovada ala nascente do Terreiro do Paço que convida os que por lá passam a realizar uma viagem no tempo e a descobrir as memórias da capital portuguesa, desde a fundação até aos dias de hoje.
De acordo com a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), o centro "propicia ao visitante, através do sistema de audioguia, 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época". O objetivo é apresentar Lisboa de uma forma lúdica e interativa sem que se perca o rigor histórico que a cidade "exige e merece".
O percurso da visita organiza-se em seis diferentes núcleos, todos considerados "fundamentais" e que passam por temas como os primórdios mitológicos e as muralhas de Lisboa, bem como o seu lado de cidade cosmopolita, o terramoto e as ruínas após 1755, a reconstrução pombalina e, finalmente, a importância da praça - o Terreiro do Paço - em termos de política e lazer.
O "Lisboa Story Centre" dá, aliás, um importante enfoque ao Terramoto de 1755, "apresentado num teatro de experiência imersiva", descreve a ATL. Além disso, o público pode ainda interagir com uma maqueta representativa do centro da cidade, que permitirá aos visitantes visualizar espacialmente determinados acontecimentos nos locais onde ocorreram.

Este centro de interpretação vai abrir a 11 de Setembro, data para a qual está marcada a inauguração,, e funcionará todos os dias da semana das 10.00h às 20.00h. A entrada custa 9€, sendo que os visitantes que apresentem o Lisboa Card usufruem de um desconto de 20% sobre esse valor.

Sem comentários: